Graduação em Medicina


A Faculdade São Leopoldo Mandic Araras (SLMANDIC Araras) oferece curso de graduação em MEDICINA, colocando à disposição dos alunos, professores qualificados e experientes, dentro de uma infraestrutura completa, que facilita e incentiva o aprendizado. A proposta é fundamentada na formação geral do médico generalista humanizado, deixando-o pronto para atuar no mercado global e apto a atender nos níveis primários e secundários nos sistemas público e privado da área da Saúde.

A São Leopoldo Mandic Araras busca aprimorar o aprendizado de forma permanente, por isso, a proposta de ensino médico é diferenciada e apresenta um currículo moderno e um corpo docente altamente qualificado.

As estratégias de ensino adotadas pela Instituição possibilitam ao aluno desenvolver as habilidades necessárias ao exercício profissional. O contato com pacientes em hospitais conveniados e Unidades Básicas de Saúde desde o primeiro semestre do curso contribui para este aprendizado, pois dá a chance do estudante vivenciar, na prática, como é a realidade do sistema público de saúde.

A Instituição também oferece aos alunos, um Laboratório de Simulação realística, com robôs de alta fidelidade, cujo objetivo é proporcionar experiências bem próximas da realidade, promovendo situações de casos clínicos que os alunos enfrentarão em sua vida profissional. É a tecnologia auxiliando no aprendizado.

A SLMANDIC Araras também oferece um moderno laboratório de Anatomia, com peças anatômicas reais, e um Laboratório de Habilidades Médicas e Técnicas Cirúrgicas, que promovem experiências práticas na graduação, desde o início do curso.

A Instituição já fechou convênios e parcerias com hospitais de Araras e região, para antecipar a interação do aluno e paciente. São mais de 450 Leitos à disposição dos alunos.

O projeto do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic contempla todos os princípios do SUS. Um deles é a Integralidade e desenvolver no aluno a capacidade de gestão do sistema de Referência e Contrarreferência, que é fundamental para que esse princípio seja contemplado no Ensino da Graduação.

Temos como Projeto disciplinas de Atenção Primária à Saúde (APS) de I a VIII e Internato de Medicina de Família e Comunidade no 5º e 6º anos.

Na APS I e II trabalhamos o método de territorialização onde podemos fazer diagnóstico situacional do território planejando os atendimentos, levando-se em conta a faixa etária da população e seus problemas de saúde. Em relação aos problemas de saúde, é ensinado ao aluno a importância de realizar classificação de risco dos problemas de saúde existentes e das condições ambientais/territoriais que possam influenciar nas condições de saúde, além de trabalharmos com ferramentas de abordagem familiar e grupalidade. Todas essas ferramentas aumentam o grau de resolubilidade da Atenção Primária à Saúde como também subsidiando os encaminhamentos de forma mais objetiva ao setor secundário e terciário. Quando trabalhamos com sistema de referência não se trata apenas de realizar encaminhamento, mas realizar gestão da linha de cuidados. Só assim conseguimos transpor a barreira de não recebimento de contrarreferência. Ao passo que alunos vão recebendo ensinamentos dos professores, estes estão trabalhando também com as equipes da Unidades Básicas de Saúde conceitos sobre o território. A organização das disciplinas passa assim a ser fonte de recursos de conhecimento de gestão e organização do sistema de saúde do território onde são realizados os estágios.

Nos parágrafos a seguir, listamos os conceitos que já foram trabalhados, no primeiro ano, como ferramentas que proporcionam gestão do sistema de referência e contrarreferência, garantido maior acesso, resolubilidade do sistema e satisfação do usuário:

APS I - Atenção Primária à Saúde: Sua Relação com a Saúde, Histórico, Conceitos, Organização, Responsabilidades e seu Contexto no Sistema de Saúde; Atenção Primária à Saúde no Brasil: A Estratégia de Saúde da Família e a Atual Política Nacional de Atenção Básica (PNAB 2017); Atenção Primária à Saúde no Nível Local e reconhecimento de sua rede atual; Trabalho em Equipe e Conceitos Principais sobre Trabalho em Grupos.

APS II - Diagnóstico de Saúde na Equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Comunidade. Cuidado Domiciliar na APS. Educação em Saúde. Trabalhos com Grupos e Trabalho em Equipe. Hábitos de vida. Alimentação Saudável. Atividade Física. Tabagismo e Alcoolismo.

Diferenciais




Duração

6 anos


Período

Integral
Conheça algumas razões para estudar na São Leopoldo Mandic Araras:
- Acesso aos Hospitais e UBS desde o primeiro mês de aula. Contato com pacientes desde o início do curso.
- Convênios com Hospitais de Araras e região (Santa Casa de Araras, Leme e Pirassununga) totalizando 458 leitos disponíveis aos alunos.
- Laboratórios completos de Anatomia, Simulação, Técnicas Cirúrgicas e Habilidades Médicas.
- Professores altamente capacitados à disposição dos alunos para discussão de conteúdo e aulas de reforço.
- Participação dos alunos em atividades junto à comunidade.
- Aulas de inglês e português na matriz curricular.
- Biblioteca completa com acervo físico e digital.
- Bolsa integral SLMANDIC (destinada a alunos com renda familiar per capita de um salário mínimo e meio)