SLMANDIC de Araras apresenta trabalhos no 57º COBEM
9 de outubro de 2019
SLMANDIC de Araras abre novo Processo de Transferência para o curso de Medicina
8 de novembro de 2019

I SEMICA e II COMAA reúnem comunidade acadêmica da SLMANDIC de Araras

Aconteceu nesta última quinta-feira, 10 de outubro, o Seminário de Iniciação Científica da Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras (SEMICA), e a segunda edição do Congresso Médico Acadêmico (COMAA), dois eventos abertos à comunidade acadêmica, que reuniram 250 alunos do curso de Medicina, professores e colaboradores da Instituição.

No SEMICA, foram apresentados os resultados das pesquisas científicas desenvolvidas na graduação por meio do PIC (Programa de Iniciação Científica). Foram apresentados 10 trabalhos, sendo seis na forma de pôster e quatro no formato oral, que foram avaliados por uma comissão de professor.

Ao mesmo tempo, o II COMAA trouxe profissionais da área da saúde para falar sobre “Doenças Neurológicas: mentais e degenerativas”. Os seminários foram divididos em ciclos: O Desafio das Patologias Neurológicas Crônicas, Psiquismo e a medicina, O estado Mental do Médico e Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

A primeira palestra do dia, ministrada pelo médico psiquiatra João Emilio, abordou a “Bipolaridade, Criatividade e Neurodegenração”. Em seguida, os alunos puderam debater sobre “O espectro autista”, em uma mesa redonda coordenada pela Doutoranda em Educação, Josiane Maria Bonatto Bragin. O neurologista José Luiz Zocchio Ridolfo falou sobre as “Novas descobertas do Alzheimer”. Ainda na parte da manhã, o médico pediatra Denilson Guimarães Meira apresentou aos alunos as “Neuropatias Periféricas”, em especial a Síndrome de Guillan-Barre em crianças.

Na parte da tarde, o fisioterapeuta e doutor em Fisiologia, professor Danilo Crege, abordou a questão da “Fisiopatologia da Ansiedade, depressão e estresse”. A médica psiquiatra Viviane Franco ministrou a segunda palestra do dia, sobre a “Síndrome de Burn out” na realidade dos estudantes de medicina. A segunda mesa redonda do dia, sobre o “Estado Mental do Médico, reuniu os palestrantes Danilo Crege, Viviane Franco, e Fernando Cordovio, doutorando em educação, especialista em psicologia escolar. A palestra de encerramento – “Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade”-, foi ministrada pelo médico psiquiatra, Celso Garcia Júnior

Galeria de Fotos

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.

Política de privacidade Termos de Uso Opt-out
Customizar
close

Quem pode usar seus cookies?

    Valorize sua privacidade
    X