CONHEÇA NOSSA

BIBLIOTECA

Bem-vindos!

Considerada como um dos principais agentes de interação entre as atividades de ensino e pesquisa para os cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras, a Biblioteca oferece acesso a periódicos, monografias, livros e jornais segmentados na área da saúde, proporcionando uma pesquisa completa com dados seguros e atuais.

Como usar a Biblioteca

Quem são os usuários da biblioteca

Os usuários são os alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic – Araras e pessoas externas como ex-alunos da SLMANDIC – Araras, alunos de outras instituições de ensino e profissionais em geral.

Acesso à Biblioteca

A Biblioteca disponibiliza guarda-volumes para o usuário guardar sua bolsa e seus objetos pessoais, pois só é permitido o acesso ao acervo com materiais para anotações, como caderno, caneta, lápis, livro e notebook. Também não é permitido fumar, ingerir alimentos e bebidas, utilizar aparelhos sonoros, principalmente telefone celular nas dependências da Biblioteca.

Empréstimo domiciliar

É facultado a todos os alunos de graduação, docentes e funcionários da Instituição cadastrados na Biblioteca.

O empréstimo será efetuado somente pelo próprio usuário, não sendo permitida a retirada por terceiros.

O material objeto do empréstimo será conferido por um funcionário da Biblioteca no ato do empréstimo e na devolução para verificar suas condições.

Quando houver pendências (empréstimo em atraso ou multa), é vedado novo empréstimo ao usuário, até que seja realizada a respectiva regularização.

É vedado o empréstimo de obras de referência (compêndios, dicionários, índices, catálogos), obras raras, coleções especiais, periódicos, monografias, dissertações e teses.

Não havendo atraso ou reserva do material, o usuário poderá renovar o empréstimo por até 2 (duas) vezes consecutivas via catálogo online.

Caso o material retirado em empréstimo seja muito solicitado em períodos de provas, trabalhos acadêmicos ou outras atividades, a Biblioteca poderá fixar prazo menor, ou ainda, suspender o empréstimo temporariamente, objetivando proporcionar o acesso destes a todos os interessados.

Será facultado o empréstimo domiciliar do material bibliográfico, conforme segue: o aluno tem direito de retirar, para empréstimo domiciliar, até três obras. Já o professor terá direito de retirar até cinco obras por vez.

Quanto ao prazo de devolução, os alunos têm até três dias úteis para devolver o material. Já os professores terão sete dias úteis para devolver. Porém, se o material for muito solicitado em períodos de prova, trabalhos acadêmicos ou outras atividades, a Biblioteca poderá reduzir o prazo ou suspender o empréstimo.

O sistema enviará e-mails automáticos de aviso de empréstimo.

O público externo somente poderá consultar os materiais bibliográficos, não sendo permitido o empréstimo domiciliar.

Renovação

O empréstimo poderá ser renovado por 2 (duas) vezes, desde que o usuário não tenha pendência com a Biblioteca e não haja reserva por parte de outro usuário.

O usuário poderá efetuar a renovação do material por meio do site: www.slmandicararas.edu.br – biblioteca – catálogo online – com login e senha previamente cadastrados.

A nova data de devolução será contada a partir da data da renovação.

O sistema enviará e-mails automáticos de aviso de renovação. 

Reservas

As reservas são feitas por meio do Catálogo online e são permitidas somente para usuários que não têm pendências.

Os usuários poderão efetuar reservas por intermédio do catálogo online para materiais que estejam emprestados, sem exemplares disponíveis na Biblioteca.

Uma vez liberada a reserva pelo sistema da Biblioteca, quando o material for devolvido, o usuário receberá um e-mail de aviso de liberação de reserva e terá o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para realizar o empréstimo presencialmente na Biblioteca.

Caso o material não seja retirado no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a reserva será excluída automaticamente e liberada para o próximo usuário da lista de espera.

Caso haja lista de espera, as reservas serão atendidas de acordo com a ordem de solicitação no sistema.

Não é possível reservar materiais que estejam disponíveis no acervo ou materiais que já estejam emprestados ao usuário.

A reserva é permitida aos usuários que não tenham pendências com a Biblioteca.

Devolução

A devolução do material de empréstimo deverá ser realizada nos terminais localizados nos balcões de atendimento, por meio da entrega do respectivo material ao funcionário, não sendo permitido deixar o material sobre o balcão da Biblioteca.

O usuário é responsável pelo material de empréstimo até que o processo de devolução esteja totalmente concluído pelo funcionário da Biblioteca.

O sistema enviará e-mails automáticos de aviso de devolução. O não recebimento do aviso não exime o usuário da responsabilidade sobre o prazo de devolução.

Em caso de atraso na devolução dos materiais, será cobrada multa de R$ 5,00 por dia de atraso e por material.

O usuário tem inteira responsabilidade sobre o material tanto para consulta quanto empréstimo, portanto, obras extraviadas ou danificadas devem ser substituídas por iguais, ou equivalentes.

Multas por atraso na devolução

O atraso na devolução dos materiais emprestados gera cobrança da multa por dia de atraso e por obra em atraso.

Usuários com materiais em atraso ou multas pendentes de pagamento não poderão utilizar os serviços de empréstimos, renovações e reservas de materiais.

O pagamento das multas deverá ser efetuado no balcão de atendimento da Biblioteca somente em dinheiro. 

Perdas e danos aos materiais

Materiais perdidos, furtados, roubados, danificados ou grifados com canetas ou canetas marca-texto deverão ser repostos por exemplar idêntico, da mesma edição.

Em caso de perda, furto, roubo ou qualquer dano aos materiais, o usuário deverá comunicar imediatamente à Biblioteca.

A multa por eventual atraso será calculada até a data da comunicação do fato (perda, dano, furto ou roubo) à Biblioteca.

Após a comunicação, será informado ao usuário o prazo e os procedimentos para reposição dos respectivos materiais.

Caso o material não seja reposto até a data estipulada, ou seja, encontrado e devolvido com atraso, a multa será contabilizada integralmente, a contar da data prevista inicialmente para devolução.

Não serão aceitas para reposição cópias, materiais pirateados, obras em mau estado de conservação e obras desatualizadas.

Caso o dano ao material seja reparável, o usuário poderá providenciar o serviço de restauração em empresa especializada, às suas exclusivas expensas.

Antes de utilizar a Biblioteca, leia atentamente o Regulamento completo.

 

Inter American Journal of Medicine and Health - IAJMH
(ISSN 2595-6647)

É uma revista de revisão por pares editada pela Sociedade Regional de Ensino e Saúde, mantenedora da Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas e Araras) e Faculdade de Medicina do Sertão (Arcoverde), em modelo de publicação contínua, gratuita para submissão, processamento e publicação de artigos e acesso aberto a leitores. 

Esta revista publica artigos nacionais e internacionais em inglês, português e espanhol sobre medicina e outras áreas da saúde: artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, cartas ao editor, relatos de casos e editoriais (convidados pelo editor).

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.

Política de privacidade Termos de Uso Opt-out
Customizar
close

Quem pode usar seus cookies?

    Valorize sua privacidade
    X