Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras realiza 1ª expedição do Mandic Sem Fronteiras
26 de fevereiro de 2020
Novos alunos da Residência Médica são recepcionados por professores e coordenadores
4 de março de 2020

COMUNICADO OFICIAL 008 – FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC /CORONAVÍRUS

 

COMUNICADO OFICIAL 008 – FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC /CORONAVÍRUS

 

04/03/2020 –  18h30

 

À Comunidade SLMANDIC,

A Faculdade São Leopoldo Mandic informa que passará a enviar os comunicados sobre o coronavírus uma vez por semana, a não ser que haja alguma notícia importante ou fato relevante que seja necessário compartilhar rapidamente.

A Instituição, entretanto, continua ressaltando a importância de todos adotarem os métodos de prevenção: lavar bem as mãos e o pulso com água e sabão, esfregando bem as unhas também; usar álcool gel (70%) antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca; usar máscaras se apresentar sintomas de gripe; manter a distância de pessoas com tosse ou espirrando de pelo menos dois metros; utilizar lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo; evitar sair de casa caso apresente algum sintoma de gripe; evitar multidões.

Além disso, continua com sua equipe de plantão para dar informações, entregar o guia de prevenção ao COVID-19 e o álcool gel, na recepção da Faculdade.

 

Faculdade São Leopoldo Mandic

 

COMUNICADO OFICIAL 007 – FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC /CORONAVÍRUS

03/03/2020 –  18h30

À Comunidade SLMANDIC,

 

Segundo notícias publicadas nesta terça-feira, o novo coronavírus já causou a morte de 2,9 mil pessoas na China e outras 120 em outras partes do mundo, de acordo com dados oficiais do governo chinês. Fora da China, o vírus segue se espalhando no Irã, Itália e Estados Unidos. O Brasil continua com 2 casos confirmados e 433 suspeitos.

O Covid-19 é um novo integrante de uma família conhecida, formada por vírus que tiveram origem em animais. Alguns deles infectaram humanos e já causaram outras epidemias. Os sintomas são variados e os mais comuns são: febre acima de 37º, tosse seca ou com secreção, dificuldade respiratória. Além desses, dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia podem ocorrer.

A Faculdade São Leopoldo Mandic continua ressaltando a importância de todos adotarem os métodos de prevenção: lavar bem as mãos e o pulso com água e sabão, esfregando bem as unhas também; usar álcool gel (70%) antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca; usar máscaras se apresentar sintomas de gripe; manter a distância de pessoas com tosse ou espirrando de pelo menos dois metros; utilizar lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo; evitar sair de casa caso apresente algum sintoma de gripe; evitar multidões.

 

Faculdade São Leopoldo Mandic

 

 COMUNICADO OFICIAL 006 – FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC /CORONAVÍRUS

02/03/2020 –  18h30

À Comunidade SLMANDIC,

 

Os dados divulgados até o momento indicam que o coronavírus é menos letal que a Sars e os vírus da família Influenza. Os sintomas da doença são febre, dificuldade para respirar e tosse, similar a uma gripe. A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo, por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mãos, objetos ou superfícies contaminadas.

O Ministério da Saúde anunciou que vai atualizar sua classificação dos casos para incluir uma nova categoria, que será a dos casos “prováveis”, que apresentem características clínicas compatíveis com uma doença respiratória, como o coronavírus.

A São Leopoldo Mandic continua sua campanha de informação sobre o COVID-19, reforçando a importância de todos seguirem as recomendações de prevenção: lavar as mãos com frequência com água e sabão, principalmente depois de tocar objetos como corrimão, aparelhos de celular, tablets, maçanetas, apoios de transporte público, entre outros. Cobrir a boca e o nariz ao tossir e/ou espirrar e manter a distância de ao menos dois metros de quem esteja com sintomas respiratórios é fundamental, além do uso de máscaras quando necessário. Evitar multidões nesta época também é recomendável.

 

Faculdade São Leopoldo Mandic

 

01/03/2020 – 18h30

À Comunidade SLMANDIC,

 

As novas notícias sobre o coronavírus no mundo apontam que mais de 87 mil pessoas foram afetadas em 64 países, e quase 3 mil morreram. A São Leopoldo Mandic continua sua campanha de informação sobre o COVID-19, reforçando a importância de todos seguirem as recomendações de prevenção: lavar as mãos com frequência com água e sabão, cobrir a boca e o nariz ao tossir e/ou espirrar e manter a distância de ao menos dois metros de quem esteja com sintomas respiratórios.

Segundo o Ministério da saúde, o Brasil tem 252 casos suspeitos, a maior parte deles em São Paulo (136), Estado onde estão os dois infectados pelo coronavírus.

Os sintomas da doença são febre, dificuldade para respirar e tosse, similar a uma gripe. A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo, por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mãos, objetos ou superfícies contaminadas. O tratamento é de suporte e não há um medicamento específico para matar o vírus. Mais de 80% dos casos são leves.

Para saber mais informações oficias, o Ministério da Saúde atualiza os dados da doença, no Brasil e no mundo, no site: saúde.gov.br/coronavírus.

 

Faculdade São Leopoldo Mandic

 

29/02/2020 – 18h30

À Comunidade SLMANDIC,

A São Leopoldo Mandic continua sua campanha de informação sobre o coronavírus, trazendo informações e enfatizando a importância de todos seguirem as recomendações de prevenção.

Medidas como lavar as mãos com frequência, usando água e sabão, cobrir a boca e o nariz ao tossir e/ou espirrar e manter a distância de ao menos dois metros de quem esteja com sintomas respiratórios. Além disso é importante lavar as mãos antes de tocar os olhos, nariz e boca, e usar máscara, se necessário. O uso de álcool gel (70%) é um bom e prático substituto da lavagem de mãos.

Neste sábado, segundo notícias publicadas sobre a doença, morreu a primeira vítima do coronavírus nos Estados Unidos. A vítima era moradora de King County, estado de Washington. Outros três estados no oeste dos Estados Unidos também confirmaram que mais três pessoas foram infectadas pelo vírus, sem terem feito viagens ao exterior ou tido contato com um viajante ou pessoas infectadas. Isso significa que o vírus está circulando localmente.

O Ministério da Saúde também confirmou mais um caso da doença em São Paulo. De acordo com o Ministério, o paciente esteve na Itália.

A São Leopoldo Mandic reforça a orientação para as que as pessoas continuem tomando as devidas precauções para evitar a contaminação. Procurem lavar as mãos sempre que tocarem em maçanetas, corrimões, e outros locais e objetos comuns.

Faculdade São Leopoldo Mandic

 

28/02/2020 – 18h00

À Comunidade SLMANDIC,

A São Leopoldo Mandic, mantendo o seu compromisso com a comunidade interna e externa, continua a sua campanha trazendo informações, orientações e dicas de prevenção ao coronavírus.

A Instituição, por meio de seus especialistas, chama a atenção para as “Fake News”. Existem muitas notícias falsas circulando sobre o coronavírus. Por isso, é importante que todos sigam as orientações oficiais. Medidas de prevenção como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz ao tossir e/ou espirrar e manter a distância de ao menos dois metros de quem esteja tossindo ou espirrando, além de evitar tocar olhos, nariz e boca, e usar máscara, se necessário, devem ser seguidas.

Pesquisas mostram que o uso de álcool gel (70%), mais 0,5% peróxido de hidrogênio ou 0,1% hipoclorito de sódio matam estes micro-organismos, que podem viver até 9 dias em superfícies inanimadas (metal, vidro ou plástico). (Ref: Kampf, Günter, et al. “Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and its inactation with biocidal agents.” Journal of Hospital Infection (2020)). O uso de água e sabão para a lavagem das mãos e limpeza de superfícies também é seguro.

A orientação do Ministério da Saúde é que todos os hospitais que receberem pacientes com critérios de definição de caso da doença notifiquem e coletem exames para o diagnóstico.

A Faculdade reforça que vem tomando as medidas necessárias, distribuindo álcool gel, máscaras e um guia com orientações para todos que acessam a Instituição.

Faculdade São Leopoldo Mandic

 

27/02/2020 –  18h00

À Comunidade SLMANDIC,

Depois da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, na última quarta-feira, 26/02, novas mortes foram confirmadas na Itália e outros países da Europa também registraram os primeiros casos de Covid -19. Segundo as últimas informações e notícias publicadas nesta quinta-feira, 50 países já confirmaram casos da doença.  Na Europa, a Itália é o país que possui o maior número de casos confirmados. Dinamarca e Estônia registraram os primeiros casos nesta quinta-feira, 27/02.

A São Leopoldo Mandic mantém o seu compromisso com a comunidade interna e externa, e continua a sua campanha trazendo informações, orientações e dicas de prevenção ao coronavírus. As medidas de prevenção devem ser seguidas à risca: lavar as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz ao tossir e/ou espirrar e manter a distância de ao menos dois metros de quem esteja tossindo ou espirrando, além de evitar tocar olhos, nariz e boca.  O uso da máscara é recomendado se você tiver algum sintoma suspeito.

Ainda não existe vacina para o coronavírus, portanto, a forma mais eficaz de proteção é manter bons hábitos de higiene.

A SLMANDIC reforça novamente que, caso alguém tenha viajado para o exterior nas últimas semanas ou tenha tido contato com pessoas de outros países no período do Carnaval, redobrem a atenção aos sintomas, como febre, tosse e falta de ar e busquem atendimento médico imediato.

Mais informações: http://bit.ly/2RRtulV

Faculdade São Leopoldo Mandic

 

27/02/2020, 9h00

À Comunidade SLMANDIC,

Conforme notícia divulgada nesta quarta-feira, o Brasil registrou o primeiro caso confirmado do coronavírus, em São Paulo, em um paciente que retornou de viagem do norte da Itália.

A Faculdade São Leopoldo Mandic, preocupada com a saúde e bem-estar de sua comunidade, e seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da equipe de médicos especialistas da Instituição, está tomando medidas que minimizem o risco de contaminação.

Amanhã, dia 27 de fevereiro, divulgará uma campanha de orientação e prevenção ao coronavírus em todas as suas Unidades e disponibilizará máscaras, lenços de papel e álcool gel nas suas dependências, além de distribuir um guia com dicas de cuidados para evitar o risco da doença.

A SLMANDIC reforça que, caso alguém tenha viajado para o exterior nas últimas semanas ou tenha tido contato com pessoas que acabaram de voltar de viagem, redobrem a atenção aos sintomas, como febre, tosse e falta de ar. A orientação é que busquem atendimento médico imediatamente e comuniquem a Instituição, pelos telefones (19) 3211-3615 e (19) 3211-3642.

Este protocolo de comunicado será realizado diariamente ou quando necessário.

Mais informações podem ser obtidas em: www.slmandic.edu.br.

Faculdade São Leopoldo Mandic

Quer saber mais sobre o novo coronavírus?

Assista a palestra do Prof. Dr. André Ribas, Doutor em Epidemiologia, na Faculdade São Leopoldo Mandic.

O Prof. Dr. André Ribas também falou sobre o novo coronavirus no Mandicast #19.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.

Política de privacidade Termos de Uso Opt-out
Customizar
close

Quem pode usar seus cookies?

    Valorize sua privacidade
    X